O envelhecimento é um momento marcante da vida. É uma fase, não apenas de mudança de ritmo, mas também de mentalidade, de hábitos, necessidades e vontades.
É hora de desfrutar do tempo de forma mais tranquila, leve e positiva. Tudo o que veio antes é bagagem e aprendizado, e tudo o que há à frente é um compilado de oportunidades, descobertas e possibilidades!
E, para aproveitar essa fase tão gostosa da vida da melhor forma possível, é importante investir e, sobretudo, cuidar da saúde e do bem-estar.
De acordo com o Ministério da Saúde, apesar da maior parte da população idosa brasileira ser portadora de doenças e disfunções orgânicas, físicas ou mentais, o índice de expectativa de vida no país continua crescente.
Esse dado, além de motivador, só reforça o quanto o cuidado com a saúde do idoso é um tema importante e que, a pessoa idosa que apresenta alguma doença ou dificuldade, não necessariamente se encontra num estado de limitação, invalidez ou diminuição de desempenho em situações cotidianas. Muito pelo contrário!
Com os cuidados e hábitos adequados, a qualidade de vida e saúde do idoso pode ser muito superior à de qualquer outra faixa etária.
E pequenas ações e mudanças na rotina podem ser aliados para ajudar nesse processo de cuidado, além de auxiliarem no desenvolvimento da autoestima e do senso de independência, fatores que também devem ser considerados.
Confira a seguir algumas dessas ações:
- Uma alimentação rica em nutrientes e bem equilibrada;
- A prática de exercícios e atividades que ajudem no desempenho físico e cognitivo;
- O incentivo à participação em dinâmicas sociais;
- Check-up e tratamento físicos e psicológicos especializados.
Lembrando que o acompanhamento médico regular e a realização de exames também são cuidados indispensáveis nessa etapa da vida.
Cuide de você e de quem você ama! Agende uma consulta com um de nossos especialistas.