Mudança nos hábitos saudáveis podem ajudar no bem-estar familiar
A vida agitada e o estresse do trabalho têm feito com que cada vez mais pessoas entrem no automático e criem “manias” em sua rotina sem nem perceber.
Muitas vezes, as nossas “manias” e horários influenciam também no dia a dia da nossa família.
Por isso, pergunto para você: como está a saúde mental da família?
Pensando nisso, te convido a pensarmos juntos sobre seus costumes e para isso preparamos um conteúdo super completo com dicas para ajudar você e sua família nessa revolução na rotina. Continue a leitura e confira!
Como os hábitos saudáveis são formados?
Hábitos são atitudes que tomamos quase sem pensar, ou seja, de forma automática. Eles são construídos a partir da repetição de tarefas no dia a dia, fazendo com que o nosso cérebro se acostume com aquela realidade e passe a repeti-la sem ter que gastar muita energia.
Mas, afinal, quanto tempo se leva para formar um hábito? Alguns estudiosos mostram que são necessárias no mínimo três semanas, mas esse tempo é muito relativo, envolve adaptação de rotina e o perfil de cada pessoa.
Por isso, não se preocupe. Pode ser que você seja uma pessoa que se habitua mais facilmente ou com mais dificuldade. Mas, com persistência e dedicação, os hábitos saudáveis serão um fato em sua rotina em bem pouco tempo!
O que é preciso fazer para ter hábitos saudáveis
Para te ajudar, fizemos o checklist para uma família saudável, veja:
- Faça programas juntos;
- Resgate o velho hábito de fazer as refeições juntos à mesa;
- Passeie, brinque ou simplesmente acompanhe em um compromisso;
- Telefone e visite seus pais e familiares com mais frequência;
- Leia uma história para seus filhos antes de dormirem;
- Viaje com a família, seja no final de semana ou nas férias;
- Vá para a praça, parque ou shopping no final de semana;
- Vá ao cinema;
- Comemore os aniversários juntos.
São tarefas simples e que realmente fazem a diferença, mas é necessário dedicação e paciência. Criar hábitos saudáveis exige disciplina e força de vontade, e maus hábitos tendem a tornar o ser humano desmotivado. Deixe a preguiça de lado e pense no seu bem-estar e no da sua família.
Colocando essas dicas em prática, será possível proporcionar uma melhor qualidade de vida para quem você ama! Então aproveite cada momento, afinal, viver bem é viver em família!
Este artigo ajudou no seu planejamento para desenvolver melhores hábitos? Que tal ter acesso a mais conteúdos relevantes que visam ajudar você e sua família?
Veja mais:
https://www.hospitalanchieta.com.br/como-a-qualidade-de-sono-afeta-a-sua-saude/
https://www.hospitalanchieta.com.br/acompanhamento-pediatrico-do-bebe/