Sleeve Gástrico: Como é essa técnica?

sleeve gástrico é uma das técnicas de cirurgia bariátrica.

A bariátrica é um procedimento cirúrgico que consiste na redução do estômago e/ou alterações do intestino delgado, de forma que o paciente passe a  consumir menos comida, reduzindo a quantidade de calorias absorvidas pelo organismo e, consequentemente, a perda de peso. Além desses efeitos iniciais, a cirurgia altera hormônios que regulam diversas funções, o que por fim leva ao emagrecimento sustentado.

Existem várias técnicas de cirurgia bariátrica e hoje vamos falar especificamente do sleeve gástrico.

Sleeve Gástrico, Gastrectomia Vertical ou Manga Gástrica

O sleeve gástrico é uma cirurgia bariátrica feita por videolaparoscopia, que é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva realizada por auxílio de uma endocâmera no abdômen.

Esta técnica consiste na redução do tamanho total do estômago, reduzindo a capacidade alimentar da pessoa em cerca de 75% a 80%, transformando o estômago, através de grampeamentos, em uma estrutura tubular que lembra a manga de uma camisa (por isso o nome manga gástrica).

O procedimento vai além disso. A retirada do fundo gástrico causa alterações hormonais, reduzindo a produção de grelina, que é responsável por estimular a fome, portanto, reduz-se a sensação de fome. Como a parte do estômago é removida do organismo, deixando-o em formato cilíndrico com volume  aproximado de 150 ml, a quantidade de alimento que o paciente consegue ingerir vai diminuindo com o tempo.

Ao contrário dos outros métodos que iremos ver a seguir, este método é irreversível, porém nele não ocorre problemas com a má absorção de nutrientes.

Pouco utilizado no Brasil

O Dr. Manoel Luiz, cirurgião do sistema digestivo do Hospital Anchieta, explica que essa técnica é muito pouco utilizada entre os profissionais brasileiros, devido a várias razões diferentes, entre elas, o próprio desconhecimento do método. O próprio Dr. Manoel Luiz foi um dos primeiros a utilizar esta técnica no DF que, apesar de pouco conhecida, trabalhos de meta-análise provaram que ela é tão eficaz quanto o Bypass.

Diversos médicos se habituaram à realização de apenas um método e não buscaram conhecimento nem treinamento para as outras operações. Por causa disso, desenvolveu-se um preconceito com as técnicas não utilizadas, reduzindo a gama de opções.

Cada procedimento tem seus pontos positivos e negativos e, dependendo de cada caso, haverá um método mais indicado. Por isso, é tão importante escolher um médico que domine todas as técnicas.

Cirurgia Bariátrica do pré ao pós-operatório: suas dúvidas respondidas

Se você quer saber mais sobre a cirurgia bariátrica e as outras técnicas existentes, como o bypass ou banda gástrica, você pode baixar nosso conteúdo exclusivo sobre o tema.

Neste e-book, nós falamos sobre os requisitos para realização da cirurgia bariátrica, explicamos cada técnica separadamente e abordamos também os processos e exigências necessárias para o pré e pós-operatório, além de ensinar a como calcular o seu IMC, um dos critérios para a cirurgia.

Para baixar o e-book, basta clicar aqui.

O Hospital Anchieta Taguatinga está preparado para realizar todas as técnicas

O Hospital Anchieta possui uma estrutura de excelência para realização da cirurgia bariátrica, pois possui a melhor tecnologia em termos de cirurgia minimamente invasiva, com imagens em alta definição e equipamentos cirúrgicos de última geração.

 Além disso, contamos com uma equipe de especialistas em cirurgia geral e do aparelho digestivo que podem realizar a cirurgia com expertise e segurança.

Equipe de especialistas em hérnia da parede abdominal do Hospital Anchieta: Dr. Pedro Pinheiro, Dr. Manoel Luiz Neto, Dr. Cesar De Fazzio, Dr. Marcos Vinícius, Dr. Fernando Rios, Dra. Thaisa Peixoto e Dr. Wander Carvalho. 

Você pode agendar sua consulta com eles direto pelo nosso site, clicando aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário