setembro-amarelo-prevencao-ao-suicidio

Setembro Amarelo – Campanha Mundial de Prevenção ao Suicídio

10 de Setembro, o dia mundial de prevenção ao suicídio!

Suicídio é uma palavra considerada para muitas pessoas assustadora e por muito tempo foi vivenciada como um tabu, por isso sempre evitou-se falar sobre o tema. Porém vivenciamos atualmente número expressivo de suicídios e/ou tentativas de autoextermínio, o que demonstra grande sofrimento psíquico e adoecimento emocional em nossa sociedade.

De acordo com a OMS (2021), o relatório “Suicide World in 2019” descreveu que, em 2019, ocorreram mais de 700 mil mortes no mundo por suicídio, o que indicou que uma a cada 100 mortes foram provocadas por autoextermínio.

7 pontos que você precisa saber sobre o suicídio

  1. Suicídio não é frescura, suicídio não é para chamar a atenção. Existe grande sofrimento psíquico e emocional que precisa ser acolhido e tratado por equipe multiprofissional especializada.
  2. Sim! A sua vida é muito importante! Peça ajuda sempre ao perceber que você não está bem emocionalmente ou apresentar mudanças de comportamento significativas.
  3. Não é um problema individual. Estudos apontam que condições econômicas, sociais e culturais interferem nos índices de suicídio e na saúde mental da população. A construção de um mundo melhor é responsabilidade de todos.
  4. Preconceitos enraizados em nossa sociedade intensificam sofrimentos e também impedem que pessoas busquem ajuda. Cultivemos uma cultura de respeito!
  5. Você não precisa dar conta sozinho! Existem profissionais especializados da saúde mental nas redes particulares e públicas disponíveis a atender pessoas em sofrimento mental e que precisam de atendimento imediato.
  6. O Centro de Valorização da Vida – CVV oferece apoio emocional e de forma gratuita e com total sigilo através do número de telefone 188, ou por e-mail ou chat 24 horas por dia.
  7. Todas as vidas importam.

O sofrimento mental expressa-se de diferentes formas. Assim como procuramos apoio especializado quando não estamos fisicamente bem, é importante procurarmos ajuda quando nossa mente, nossos pensamentos e sentimentos nos causam mal. O setembro amarelo é um mês de conscientização, entretanto esse debate não pode se encerrar aqui. Que haja espaço para debater saúde mental em todos meses, épocas e estações do ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário