sarampo-tao-importante-nos-primeiros-anos-de-vida

Sarampo: porque tão perigoso nos primeiros anos de vida?

 

O sarampo é uma doença que há algum tempo não chamava tanta atenção no Brasil. Entretanto, infelizmente retornou nos últimos anos e resultou até em mortes em alguns casos. As crianças, principalmente em seus primeiros anos de vida, são alvos da doença e sua baixa resistência se torna um perigo.

É muito importante considerar medidas preventivas quando o assunto é proteger as crianças do vírus do sarampo. Um recurso é a vacinação nos bebês, que é obrigatória e um direito. Os pais devem estar atentos também aos sintomas para saber quando procurar um médico.

Veja, neste post, por que o sarampo é tão perigoso nos primeiros anos de vida.

 

Como ocorre a transmissão do sarampo?

A doença surge por meio da transmissão do vírus. Por consequência, sua propagação se dá facilmente pelo contato com gotículas (espirros e tosse) de alguém infectado.

Em períodos como o inverno, assim como a gripe, o vírus do sarampo circula com maior facilidade por conta de aglomerações em locais com menor circulação de ar.

 

O que fazer para evitar o contágio nas crianças?

O recurso mais eficaz e garantido pela lei é a vacinação, dada nos primeiros meses de vida. Se a criança já apresenta algum quadro de baixa imunidade, como gripes e resfriados, deve-se ter ainda mais atenção.

 

Por que é tão perigoso nos primeiros anos de vida?

As crianças, principalmente nos seus primeiros anos de vida, apresentam uma imunidade em construção, pois ainda estão em processo de adaptação. Por isso, ficam mais suscetíveis a adquirir doenças, além disso, uma vez contraído, o sarampo pode evoluir para quadros mais graves, inclusive com sequelas.

 

Quais são os sintomas?

O vírus manifesta-se trazendo sintomas de febre, manchas vermelhas na pele, olhos inflamados e com coriza, tosse e dor de garganta. O próprio estado de baixa imunidade é propício para o rápido surgimento desses sintomas, os quais devem ser investigados com urgência por um médico.

 

Qual o perigo da evolução do sarampo?

Um dos perigos da contaminação do vírus do sarampo é a contração de infecções, sejam virais ou bacterianas. Isso pode evoluir para quadros de outras doenças, como sinusite, otite, encefalite, pneumonia e também sequelas neurológicas. A imunidade baixa deixa margem para maior facilidade em adquirir esses problemas.

Apesar de perigoso, não é necessário pânico, basta manter o cartão de vacinação em dia. Somado a isso, estar atento aos sintomas e observar os locais frequentados pelos pais. Tomar as providências citadas aqui pode ajudar na prevenção de diversas doenças propagadas por vírus.

Agora ficou mais fácil entender os motivos do sarampo ser tão perigoso nos primeiros anos de vida. Cabe aos pais, então, adotar medidas de prevenção e observar a criança. Lembrando que todos estão suscetíveis a contrair o vírus, não somente os pequenos.

Portanto, vale ficar sempre atento e prevenir também quando o assunto é a saúde dos adultos. Para isso, é interessante procurar pontos de vacinação e tomar bastante cuidado. Em caso de suspeitas, procure imediatamente atendimento médico.

Agende uma consulta e continue nos acompanhando para saber mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário