refrigerante-faz-mal-a-saude

Refrigerante: por que seu consumo é tão prejudicial?

Não é segredo que o consumo de refrigerante faz mal à saúde. Porém, as pessoas acreditam que tomar um copo de vez em quando não causa nenhum malefício. Será que isso é verdade?

Entenda se tomar refrigerante faz realmente mal e se é possível abrir uma exceção de vez em quando.

Grande vilão: o açúcar

Refrigerantes são compostos basicamente por açúcar em excesso, por conta do xarope de milho. O consumo de açúcar está associado a diversas doenças no organismo, como:

  • Diabetes Tipo 2;
  • Hipertensão;
  • Câncer.

Fora isso, pode causar sobrepeso, que é igualmente prejudicial à saúde.

Outro ponto importante relacionado ao açúcar é o vício. O açúcar gera um efeito no organismo que reduz a ansiedade momentaneamente. Porém, o efeito é passageiro e logo a pessoa sente vontade de consumir açúcar novamente.

Também é importante lembrar que o refrigerante é metabolizado pelo fígado e a grande quantidade de açúcar prejudica o funcionamento deste órgão e pode levar a problemas como a cirrose.

Refrigerante causa problemas dentários e ósseos em geral

Outros problemas sérios causados pelos refrigerantes são os relacionados à saúde bucal. Como são cheios de açúcar, servem como alimento para bactérias que causam a cárie dentária. A cárie, quando não tratada, pode evoluir para a dentina e causar até mesmo a perda de dentes.

A corrosão do esmalte, causada pelas substâncias ácidas presentes nos refrigerantes, também pode ter como causa a grande ingestão de açúcar. Além de ocasionar manchas, também enfraquece o dente e o deixa suscetível a doenças.

Falta de nutrientes

Um motivo que torna o refrigerante uma opção ruim é o fato de esta bebida não conter muitos nutrientes. Além de possuir muito açúcar, ele também tem uma quantidade elevada de sódio. O sódio em excesso prejudica a circulação sanguínea e causa a famosa retenção de líquidos.

É comum as pessoas trocarem um copo de suco natural ou até mesmo água mineral por um de refrigerante. Ao invés de receber alguns nutrientes e minerais vindos destas bebidas saudáveis, ingere-se uma bebida sem valor nutricional.

A versão light ou diet é mais saudável?

Como já informamos, o refrigerante nunca é uma opção saudável, pois não tem nutrientes importantes para o corpo. As versões diet e light não são boas alternativas, pois o problema do refrigerante não é só o açúcar.

Existem outros componentes na bebida que a tornam nociva ao organismo, como os adoçantes artificiais, o gás carbônico adicionado, etc. Os adoçantes também atuam “enganando” o cérebro, que precisa cada vez mais destas substâncias para se sentir saciado.

E quem toma só de vez em quando, pode ter problemas?

É claro que não precisamos entrar em pânico por conta do refrigerante. Até porque, de nada adianta cortar a bebida e continuar consumindo outras fontes ricas em açúcar. O ideal é evitar o refrigerante sempre que possível, assim como sucos industrializados, ou qualquer coisa com muito açúcar.

É tudo uma questão de costume. O importante é decidir cortar a bebida do cardápio e seguir firme com a decisão. Com o tempo, tomar um suco natural de frutas ou mesmo um copo de água se tornará muito mais prazeroso.

1 comentário

  1. Aditivos químicos estão presentes em refrigerantes e sucos de garrafinhas plásticas, portanto os mesmos são muito prejudiciais não só à saúde, como prejudicial ao sangue, por conter muito açúcar, que com o decorrer do tempo, pode
    passar para a corrente sanguínea, pode causar diabetes, se consumidos em excesso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário