importancia do pediatra nos primeiros meses de vida do bebê

A importância do Pediatra nos Primeiros Meses de vida do bebê

Neste texto vamos falar sobre a importância do pediatra na fase inicial da vida do bebê. Afinal, quando a mamãe está esperando seu bebê, é normal que procure por muitas informações sobre a gestação. Inúmeras são as dúvidas neste período, e isso é totalmente compreensível.

Porém, em meio a tantas alterações no corpo e na mente, nem sempre há tempo para se adaptar às mudanças depois que o bebê nasce. Logo após o parto, o bebê precisa se adaptar ao ambiente externo além de ser alimentado por meio do leite materno.

E para que tudo isso ocorra da maneira mais tranquila e segura possível, é fundamental que o pediatra esteja presente antes mesmo do nascimento do bebê, desde o pré-natal pediátrico. Afinal, quais são as principais funções deste profissional?

mae-no-pediatra

Escutar e auxiliar a mãe

O pediatra é extremamente importante para auxiliar a mãe no início da vida fora do útero do bebê. São inúmeras as dúvidas que surgem nesse período. O que fazer se o bebê não mama? E se tiver cólicas, febre, intestino preso, soluços?

Esse profissional, portanto, pode ser um bom ouvinte das dúvidas e medos da mãe, e pode ajudá-la nessa adaptação. A mãe e o pai podem tirar dúvidas sobre qualquer assunto como sono do bebê, fases de desenvolvimento, vacinação etc.

introdução alimentar

Orientar sobre a alimentação do bebê

O pediatra também é fundamental para orientar em relação à nutrição do bebê. Até os seis meses o aleitamento materno é o alimento ideal para suprir todas as necessidades da criança.

Porém, é comum que muitas mamães tenham dificuldades em amamentar. O pediatra pode, então, auxiliar neste processo, oferecendo informações importantes e levando em conta a saúde do bebê. Além disso, é ele quem fará toda a orientação de introdução alimentar, quando essa hora chegar.

Leia também: Crianças autistas: diagnóstico precoce auxilia o desenvolvimento

vacina para bebe

Orientar sobre vacinas e prevenção de doenças

O acompanhamento com o pediatra é necessário mesmo quando o bebê está bem. Isso porque o pediatra avalia o crescimento e o desenvolvimento da criança em cada etapa de sua vida. Além disso, faz orientações importantes para prevenir doenças.

Uma destas orientações tem a ver com o acompanhamento da vacinação, que é primordial, especialmente nos primeiros anos de vida.

quando levar meu filho ao pediatra?

Depois que o bebê nasce, quando devo levá-lo ao pediatra?

Geralmente, a primeira consulta deve ocorrer por volta do 5º ao 10º dia de vida do bebê. A partir disso, o pediatra agendará as próximas consultas de acordo com a necessidade. O comum é que o bebê visite o pediatra até três vezes no primeiro mês de vida.

É importante lembrar que os pais podem também visitar o pediatra antes de o bebê nascer. É uma forma de conhecê-lo e tirar algumas dúvidas sobre os primeiros dias de vida do pequeno. É o que chamamos de Pré-natal pediátrico.

o que levar na consulta com pediatra

O que levar na consulta?

Em primeiro lugar, os pais devem anotar todas as dúvidas que possuem para que possam perguntar ao pediatra.

Além disso, é importante levar todos os exames e testes que, porventura, já tenham sido realizados no bebê, além da Caderneta da Criança que é preenchida na maternidade. Também é bom levar os exames da mãe durante a gravidez, caso o médico precise fazer alguma avaliação.

Ter um bom vínculo com o pediatra faz toda a diferença para que a criança tenha um desenvolvimento saudável. Para saber mais sobre como funciona o trabalho de um pediatra, leia outros artigos em nosso site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário