Comprometido com a promoção da saúde e bem-estar, o Grupo levará especialistas para palestras exclusivas e gratuitas para a comunidade, além de ação interativa para o público do evento

Entre os dias 03 e 06 de outubro será realizada a 24ª edição do Brasília Capital Fitness e o Hospital Anchieta, juntamente com os demais serviços do Grupo (Hospital da Mulher Anchieta, NeuroAnchieta, Hospital do Câncer Anchieta e Anchieta Diagnósticos), irá participar do evento, que este ano será no Pavilhão do Parque da Cidade.

Durante quatro dias, a Instituição marcará presença com um stand onde o público terá acesso a informações de saúde. O espaço terá ainda uma área de interação com acessórios para tirar fotos e na mesma hora o visitante receberá o retrato impresso para recordação.

Outra ação prevista na programação é o “Amigos da Saúde”, onde algumas pessoas receberão um adesivo com alusão ao Outubro Rosa ou ao Novembro Azul contendo um número, o mesmo que será entregue a outra pessoa. “A ideia é que haja interação entre os mais diversos públicos e que ao encontrar alguém com o mesmo número, essas pessoas possam interagir, conversar um pouco e depois retornem até o nosso stand para ganharem um brinde”, explica o gerente de marketing do Grupo Anchieta, Marco Castro.

 

Palestras gratuitas

Nos quatro dias de evento, os especialistas da área médica do Grupo Anchieta irão palestrar na Arena da Saúde, um outro espaço que leva a assinatura do Grupo, e serão abordados os mais diversos temas:

 

Data: 4 de outubro (sexta-feira)

Tema: “Exames para diagnosticar doenças musculoesqueléticas”

Palestrante: Dr. Fernando Mendes Filho, coordenador da Radiologia Musculoesquelética do Anchieta Diagnósticos

Horário: 19h

 

Data: 5 de outubro (sábado)

Tema: “Desmistificando o câncer: o que o educador físico precisa saber”

Palestrante: Dr. Marco Murilo Buso, oncologista no Hospital do Câncer Anchieta

Horário: 20h30

 

Data: 6 de outubro (domingo)

Tema: “Medicina Regenerativa”

Palestrante: Dr. Marcus Vinicius Pinheiro Mendonça, Neurocirurgião na NeuroAnchieta

Horário: 12h

 

Tema: “Atividade física pós Câncer de Mama”

Palestrante: Drª Flávia Silvia Fernandes, mastologista no Hospital da Mulher Anchieta

Horário: 15h

 

Brasileiro, saúde e atividade física

Apesar do Brasil ser o segundo maior mercado de academias do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país ainda é tido como mais sedentário da América Latina. Mais de 47% das pessoas em idade adulta não pratica atividades físicas suficientemente, o que significa o não cumprimento da recomendação padrão da OMS, de se exercitar moderadamente ao menos duas horas e meia por semana ou 75 minutos de atividade intensa.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no país cerca de 12,9% das crianças entre 5 e 9 anos são obesas e 17% das menores de 5 anos estão com excesso de peso. “Com o aumento no percentual de crianças e adolescentes acima do peso, o Brasil precisa melhorar os hábitos. O papel da família é fundamental nisso, assim como acompanhamento regular com pediatra, educação familiar, escolar e comunitária para promoção de alimentação balanceada, estilo de vida saudável e a prática regular de atividade física. Incentivar o combate ao sedentarismo e em caso de suspeita de ganho de peso exagerado, procurar profissional de saúde qualificado para consultas”, afirma o endocrinologista e nutrólogo pediátrico e do adolescente do Hospital Anchieta, Dr. Delmir Rodrigues.

 O evento

A estrutura do Brasília Capital Fitness ganhou mais espaço em 2019 com a mudança para o pavilhão do Parque da Cidade, agora são mais de 51 mil metros quadrados para as atividades do evento. A organização prevê mais de 100 mil participantes nessa 24ª edição, que terá ainda brinquedoteca, campeonatos, sala VIP e a possibilidade de atividades na área externa do Pavilhão.