Frutas Previnem Doenças do coração

Descubra quais frutas previnem doenças do coração

Você sabia que cerca de 300 mil pessoas morrem por doenças do coração todo ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde? Para evitar esses problemas, é fundamental manter bons hábitos alimentares.

As frutas têm um papel de destaque na nossa saúde cardíaca. Isso porque elas possuem fibras, nutrientes, vitaminas e outras substâncias que atuam no combate de fatores de risco para doenças do coração, como colesterol alto e hipertensão arterial.

Por isso, para ajudar você a manter seu coração saudável, apresentamos abaixo algumas frutas que auxiliam na redução de doenças do coração. Confira!

Frutas vermelhas

Morango, amora, jabuticaba, melancia, ameixa, framboesa… Ufa! Existem muitas frutas vermelhas que devem ser incluídas na alimentação diária pelos benefícios que trazem ao coração.

Essas citadas, por exemplo, são ricas em antioxidantes, que ajudam a prevenir a aterosclerose. A doença provoca o acúmulo de gordura nas paredes arteriais, entupindo vasos sanguíneos e podendo gerar até um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

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As frutas vermelhas também têm vitaminas do complexo B e fibras importantes. A maçã e a goiaba, por exemplo, contam com pectina em sua composição, uma fibra solúvel que contribui no controle da glicose e na redução do colesterol ruim.

Abacate

O abacate tem um papel essencial no cuidado do coração. Primeiramente, porque é rico em gordura monoinsaturada, que auxilia no aumento dos níveis de colesterol bom no sangue e na redução do colesterol ruim.

Além disso, a fruta também possui nutrientes poderosos como potássio, carotenóides e ácido fólico, que ajudam na circulação do sangue.

Como se não bastasse, o abacate ainda é composto por triptofano, um aminoácido que trabalha na produção da serotonina, responsável por regular o sono e o humor e colaborar com o bem-estar. Isso é importante, já que a depressão e o estresse são fatores que prejudicam o funcionamento do coração.

Tomate

Apesar de muitas vezes esquecermos, o tomate é uma fruta e também deve estar presente em uma dieta para redução de doenças do coração. Isso porque ele é extremamente rico em licopeno, um antioxidante capaz de retirar elementos prejudiciais da corrente sanguínea, melhorando a circulação.

O consumo de tomate é bastante simples de ser inserido no dia a dia, já que a fruta está presente na salada, em molhos e cozidos. Vale ressaltar ainda que, quando aquecido, o licopeno se torna ainda mais fácil de absorver pelo organismo.

Laranja

A laranja é uma fruta completa: possui vitaminas A, B, C e E, é rica em minerais como zinco, ferro e potássio e ainda contém diversas fibras e antioxidantes.

Tudo isso contribui para a redução do colesterol ruim e a prevenção de doenças cardíacas, além de aumentar a resistência do organismo como um todo.

Vale destacar o poder da vitamina C, que age como um antioxidante poderoso, capaz de combater a formação de placas de gordura nas paredes das artérias. 

Aqui vai uma dica útil: o ideal é consumir, no mínimo, duas frutas ricas em vitamina C todos os dias. Se quiser variar, kiwi, morango e goiaba também apresentam uma boa quantidade desse antioxidante.

Vá além das frutas

Como foi possível notar, existe uma variedade de frutas que podem contribuir fortemente para a redução de doenças do coração.

Mas, sozinhas, elas não são capazes de evitar as doenças. É essencial que você também evite o consumo de alimentos gordurosos e tenha o hábito de praticar exercícios físicos regularmente. Assim, você cuida do seu coração e reduz as chances de problemas graves.

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