Especialidades

A cardiologia é responsável por diagnosticar e tratar as doenças que afetam o coração e também as estruturas pertencentes ao sistema circulatório.

O cardiologista deve ser consultado para prevenção, pelo menos uma vez ao ano, a partir dos 30 anos. Ou para tratamento de doenças cardíacas ou vasculares, sempre que necessário.

A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias oncológicas (tumores malignos ou benignos) na região da face e pescoço por abordagem cirúrgica.

Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação pode envolver diversos procedimentos diferentes em uma única cirurgia. Ela é dividida em três áreas: cirurgia abdominal, cirurgia videolaparoscópica e cirurgia do trauma.

A cirurgia oncológica é um dos tratamentos utilizados para frear o desenvolvimento do câncer ou, até mesmo, para curá-lo. Há sete tipos de cirurgia de câncer: preventiva, diagnóstica, curativa, suportiva, restauradora, paliativa e de estadiamento.

A cirurgia plástica reparadora trata malformações congênitas e/ou causadas por acidentes ao longo da vida ou em decorrência do tratamento de alguma doença, com objetivo de recuperação da forma e função.

A cirurgia torácica é responsável por intervenções cirúrgicas para o tratamento de doenças relacionadas ao tórax e ao sistema respiratório: traqueias, brônquios, pulmões, pleuras, mediastino e parede torácica.

A clínica médica é uma especialidade que tem a visão global do organismo humano e por isso é capaz de realizar o diagnóstico de diferentes doenças ou mesmo encaminhar o paciente para um profissional específico para tratar a doença que ele venha a desenvolver.

Controle da dor é especialidade que visa fornecer cuidados e suporte no controle dos sintomas a partir da fase diagnóstica, avaliando e tratando a dor no seu aspecto total. O paciente é avaliado individualmente e recebe atendimento integral e personalizado, em busca do conforto e bem-estar.

A fisioterapia oferece qualidade de vida às pessoas por meio da prevenção e reabilitação física. Ela é uma ótima aliada para minimizar as dores no parto, auxiliar no envelhecimento saudável e também reduzir o impacto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs).

Geriatria abrange os cuidados de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde dos idosos. O especialista é responsável pelo preparo para o envelhecimento e também reabilitação e cuidados paliativos em caso de idosos com a saúde fragilizada.

A ginecologia é uma especialidade para tratar da saúde do aparelho reprodutor feminino e também cuida da saúde das mamas e diagnósticos das doenças que afetam as mulheres. A obstetrícia é uma parte da própria ginecologia específica do período de gestação, parto e pós-parto.

A hematologia trata das doenças relacionadas ao sangue e também dos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, os linfonodos ou gânglios linfáticos e o baço). O hematologista deve ser procurado quando houver sintomas persistentes como anemias, trombose e sangramentos de causa desconhecida.

A infectologia dedica-se ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias, sejam estas causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros micro-organismos.

A mastologia é responsável pela saúde das mamas: examina, diagnostica e trata dos casos relacionados às glândulas mamárias, principalmente o câncer de mama, bastante comum entre as mulheres.

A neopediatria é responsável por garantir os primeiros cuidados e avaliar as condições de saúde do recém-nascido. Além dos cuidados especializados e intensivos em bebês prematuros, aqueles nascidos antes das 37 semanas de gestação

A neurocirurgia contribui para o tratamento e reabilitação de diversas doenças que acometem o sistema neurológico com procedimentos cirúrgicos.

A neurologia estuda, diagnostica e trata doenças que comprometem o sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da junção neuromuscular (nervo e músculos).

A oncologia clínica é a responsável pelo tratamento de diversos tipos de câncer, inclusive na prevenção e diagnóstico da doença. É ela quem identifica as necessidades para realizar os procedimentos específicos com outros especialistas, como cirurgião e radioterapeuta, quando necessário.

A ortopedia diagnostica, trata e acompanha lesões que afetam o sistema locomotor: deformidades, lesões e traumas dos ossos, ligamentos, músculos e articulações.

A pediatria estuda, trata e acompanha o ser humano desde o nascimento até a adolescência, sem que exista um limite que determine a sua validez. O pediatra, inclusive, orienta as famílias sobre alimentação, aleitamento materno, vacinação e prevenção de acidentes.

A proctologia oncológica diagnostica e trata de tumores intestinais, acompanhando todo o caso do paciente para amenizar os efeitos colaterais dos tratamentos de câncer no intestino grosso e delgado, reto e ânus.

A radiologia intervencionista é uma especialidade que atua realizando procedimentos e intervenções cirúrgicas minimamente invasivas guiadas por imagem.

A urologia oncológica é responsável pela prevenção, investigação, diagnóstico e tratamento dos tumores malignos do sistema genitourinário do adulto: rins, ureteres, bexiga, próstata, pênis e testículos.