6 hábitos de cuidado com a pele que os diabéticos precisam ter
A diabetes é uma doença que aumenta as chances do surgimento de problemas dermatológicos que podem resultar, em alguns casos, em ferimentos graves e até mesmo amputações de membros, por isso os diabéticos precisam ter um cuidado com a pele redobrado.
A seguir, conheça alguns cuidados com a pele que os diabéticos precisam ter.
Diabetes e suas consequências
Por que a pele é uma das áreas mais afetadas em quem sofre de diabetes? A resposta está na própria característica da doença. A falta ou a deficiência de insulina impede a entrada da glicose nas células e prejudica a produção dos queratinócitos, também conhecidos como células da pele, provocando sintomas como:
- Pele escurecida
- Perda de elasticidade
- Ressecamento
- Pele mais fina
- Dermatites
As alterações de extremidades, como o pé diabético, são outras graves consequência da diabetes. Qualquer lesão de pele no pé, por menor que seja, pode evoluir de forma que em poucos dias, um minúsculo corte poderá virar um grande ferimento, se a doença estiver descompensada. É uma complicação que acontece com muita frequência, pois o pé do diabético é mais suscetível a machucados devido a baixa sensibilidade. Dessa forma, o indivíduo nem sempre percebe que há algo errado, o que acaba retardando a descoberta do problema.
Temos um post sobre os cuidados especiais que o diabético precisa ter com os pés. Para acessá-lo, clique aqui.
Cuidados com a pele que os diabéticos precisam ter
Para evitar complicações decorrentes da doença, é fundamental que o diabético dê atenção especial à saúde da sua pele. Veja, a seguir, algumas dicas.
Examinar o corpo com frequência
Identificar rapidamente o surgimento de ferimentos e machucados é primordial para a cicatrização da lesão dentro do tempo hábil. Em muitos casos, o diabético nem percebe o problema e é alertado por alguém da família ou quando a ferida toma grandes proporções.
Enxugar bem o corpo
A pele precisa estar sempre livre de umidade, especialmente o espaço entre os dedos dos pés, abaixo dos seios e outras
dobras do corpo. Por isso, ao sair do banho, capriche na toalha e enxugue-se muito bem.
Manter a pele hidratada
Existe no mercado uma grande variedade de cremes hidratantes voltados para a pele do diabético. Mas, em geral, basta escolher um produto de qualidade, de preferência neutro (sem cheiro ou corantes) e usá-lo com a frequência correta. A pele hidratada ganha mais elasticidade, não resseca e fica mais protegida. Na dúvida, consulte sempre um dermatologista para indicar a melhor opção para o seu caso.
Manter-se hidratado
Beber água é fundamental para a saúde do organismo como um todo e não só para quem tem diabetes. A água hidrata o corpo, bem como alimenta e oxigena o cérebro. O ideal é consumir, no mínimo, 2 a 3 litros de água ao longo do dia.
Cuidado na hora de fazer as unhas
O ideal é procurar um profissional para tratar condições que exigem mais cuidado, como unhas encravadas, por exemplo. Mas, no dia a dia, basta prestar atenção no corte para não ferir a pele.
Lembre-se de manter as unhas aparadas, em linha reta, para evitar que encravem. Dê preferência à lixa de papelão descartável.
Tratar pequenos ferimentos com urgência
Logo que identificar algum ferimento ou machucado no corpo, o primeiro passo é procurar ajuda médica para iniciar o tratamento e curar a lesão. Não se deve ignorar os pequenos cortes, pois tais machucados podem evoluir rapidamente para feridas graves e mais difíceis de tratar.
Esses são alguns cuidados com a pele que os diabéticos precisam ter para evitar ferimentos difíceis de cicatrizar e que podem se agravar rapidamente, resultando em amputações em casos mais sérios.
Lembre-se sempre de cuidar muito bem da sua saúde! Caso precise de facilidade e praticidade para agendar sua consulta ou exame de imagem, é só clicar aqui e acessar nosso agendamento online.