qualidade de sono

Como a qualidade de sono afeta a sua saúde?

Durante o sono, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis. Dormir bem é um hábito que deve ser incluído na rotina de todos.

Especialistas recomendam em média 8 horas de sono por dia, sem interrupções. Este número pode variar de acordo com a idade de cada indivíduo e as necessidades de desenvolvimento de seu corpo, de acordo com o indicado.

Em longo prazo, a má qualidade do sono pode ter efeitos de maior alcance em sua saúde geral. Ela aumenta o “risco cardiovascular”, colocando você em maior risco de ter problemas como derrames e infartos. Noites mal dormidas também estão associadas à pressão alta, diabetes e obesidade. Além dos problemas de saúde física, a má qualidade do sono também é um fator que contribui para os problemas de saúde mental, como a depressão, cansaço emocional, falta de concentração e mudanças de humor. Não faz mal repetir e insistir: dormir bem é o segredo da boa saúde e felicidade.

A qualidade do sono não diz respeito apenas às horas dormidas, mas também a outros vários fatores. É importante ter um sono de boa qualidade, para que você se sinta descansado ao acordar. Ter regularidade no horário de dormir e acordar também é um fator essencial para criar bons hábitos de saúde.

Ao dormir menos de 8 horas por noite, você atrapalha o funcionamento ideal de seu organismo, aumentando as chances de desenvolver doenças como: obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares, alterações imunológicas, resfriados constantes e até mesmo transtornos mentais.

qualidade de sono

Separamos alguns hábitos podem te ajudar a criar uma boa noite de sono:

  • Pratique a boa “higiene do sono”: Tenha um horário definido para ir dormir e acordar e não deixe de segui-lo. 
  • Evite os dispositivos eletrônicos pelo menos 2 horas antes de ir dormir. Também é bom diminuir as luzes da casa neste período. Isto ajudará a dizer para o seu cérebro que está perto da hora de dormir, estimulando a produção da melatonina, o hormônio do sono.
  • Faça exercícios físicos diariamente, mas não muito tarde. Um treino intenso é uma ótima maneira de se preparar para uma boa noite de sono.
  • Prepare um jantar leve ao entardecer. Comer muito tarde pode causar refluxo e interferir no sono.

Se mesmo seguindo as indicações você ainda encontra problemas para dormir bem, procure um médico, agende a sua consulta com neurologista!

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