ACOMPANHAMENTO PEDIÁTRICO E DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Desenvolvimento do bebê em suas etapas

Você sabe qual é a importância do acompanhamento pediátrico e desenvolvimento do bebê nos primeiros meses de vida?

Para os bebês, o primeiro ano de vida é um turbilhão de novas descobertas e, portanto, de amadurecimento neurológico. 

Nesta fase, presenciamos os chamados picos de desenvolvimento, que são fases da vida em que há uma aquisição mais intensa e acelerada de uma ou mais habilidades. Assimilando uma situação e pode entrar em desequilíbrio, até que consiga se adaptar às novas mudanças.

Sabemos que são várias as dúvidas sobre os primeiros meses de vida do bebê: o que fazer em casos de alergia? Como proceder se estiver tendo dificuldade com a introdução alimentar? Como ajudá-lo a engatinhar e a falar? 

Precisamos falar que, para o seu pequeno ter uma infância saudável, alguns hábitos são necessários e um deles é a periodicidade ao visitar o pediatra, médico responsável por fazer o acompanhamento da saúde infantil.

É preciso os pais garantam a frequência das consultas para conduzir de forma saudável o desenvolvimento do neném em 4 pontos, sendo eles:

VACINAÇÃO

É muito importante a imunização infantil através da vacina, principalmente dos recém-nascidos, que têm o sistema imunológico mais vulnerável.

Seu pediatra irá informar quais devem ser prioridades e também dará recomendações sobre as vacinas que não fazem parte do calendário do Ministério da Saúde, mas que são necessárias. 

Com a assistência adequada, podem ser identificadas alergias e intolerâncias. Quanto antes, melhor, não é?

introdução alimentar

ALIMENTAÇÃO

Até os seis meses de vida, o leite materno é o alimento ideal e supre todas as necessidades do novo membro da família. Em casos de dificuldade de amamentação, seu pediatra oferecerá informações importantes para a saúde de vocês.

A alimentação infantil deve ter variedade, moderação e equilíbrio dentro da rotina das famílias. Seu pediatra irá analisar os hábitos alimentares e sugerir a você o que é adequado em cada idade para evitar desnutrição, anemia ou obesidade.

A partir do sétimo mês, a amamentação se torna um complemento da dieta. Vegetais e frutas frescas se tornam protagonistas na chamada introdução alimentar, que conta também com proteínas, cereais, tubérculos e feijões.  

Com as orientações do pediatra, você poderá saber os alimentos, a quantidade e a frequência adequada para nutrir seu filho. 

Uma dica: não peneirar ou bater no liquidificador os alimentos. Dê prioridade a papinhas amassadas ou raspadas, elas estimulam a mastigação e o reconhecimento dos sabores. Pesquise sobre BLW ( Baby Led Weaning – desmame guiado pelo bebê) e BLISS (Baby-Led Introduction to Solids – Introdução de Sólidos Guiada pelo Bebê), é surpreendente!

CRESCIMENTO

Seu pediatra observará e juntamente com os pais, acompanhará o ganho de peso, a estatura e irá projetar o esperado para as idades futuras, sempre assimilando as mudanças físicas do seu bebê. 

Recomendamos que a primeira consulta seja feita entre o quinto e décimo dia depois do seu parto e as próximas serão marcadas de acordo com a necessidade.

DESENVOLVIMENTO

É uma análise das habilidades cognitivas, sociais e motoras para verificar se seu bebê está atingindo os estágios de desenvolvimento esperados. É sempre bom saber se está tudo nos conformes.

Ter um pediatra capacitado e de confiança ajudará na construção da personalidade da criança. A saúde do seu filho merece cuidado e atenção e aqui, no Anchieta, nossos pediatras fazem essa prevenção.

Queremos que seu pequeno cresça de modo saudável em todas as fases da vida. Por isso queremos acompanhá-lo e ajudar neste crescimento.

Marque a sua consulta!

Quero um acompanhamento especializado! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário