6 hábitos para ajudar a prevenir o câncer

6 Hábitos Diários que Ajudam a Prevenir o Câncer

Uma dúvida muito comum na população é sobre formas de se prevenir o câncer. Afinal, é possível? A boa notícia é: tem sim. Nada é garantia, mas existem hábitos e práticas que ajudam a diminuir as chances de desenvolver o câncer.

 E é sobre isso que iremos falar hoje.

Embora aproximadamente 10% dos casos de câncer sejam hereditários, a vasta maioria está relacionada a fatores ambientais, incluindo os nossos hábitos de vida. Para saber mais sobre como prevenir o câncer, destacamos seis hábitos para prevenir o câncer. Confira abaixo!

1 – Pare de fumar

Essa é, de longe, a principal decisão que todos devem tomar. O tabagismo é responsável pela morte de mais de 156 mil pessoas por ano no Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O uso do cigarro pode causar não somente câncer de pulmão, que é o mais comum entre os fumantes, mas também de boca, laringe e faringe, estômago, pâncreas, fígado, bexiga, esôfago, rim e até mesmo leucemia.

Portanto, a primeira grande medida a fim de se prevenir o câncer é parar de fumar.

2 – Evite bebidas alcoólicas

Mais um vilão da boa saúde: o álcool. Hoje já sabemos que o consumo de álcool aumenta o risco de diversos tipos de câncer. Quanto mais frequente o consumo, maior o risco de alguns tipos de câncer, como de boca, laringe, fígado, câncer de mama, dentre outros.

3 – Alimente-se bem

Não é nenhum segredo que uma alimentação balanceada, longe de frituras, gorduras e açúcares é uma medida necessária para a manutenção da boa saúde.

Consequentemente, a alimentação balanceada também ajuda a prevenir o câncer. Isso porque alimentos como verduras, legumes, frutas, grãos e carnes magras oferecem nutrientes e vitaminas que necessitamos, nos ajudam a manter o peso adequado e não trazem agentes agressores ao nosso organismo, diferente dos alimentos embutidos ou alimentos industrializados e com diversos compostos artificiais e com potencial carcinogênico.

4 – Pratique exercícios físicos

Assim como a boa alimentação, os exercícios físicos são muito importantes. A atividade física estimula o coração, o cérebro e a circulação, garantindo a boa saúde celular, óssea e de todos os órgãos.

De acordo com o Diretor de Promoção da Saúde da OMS, Ruediger Krech, qualquer tipo de atividade física, de qualquer duração, pode melhorar a saúde e o bem-estar, mas enfatiza que quanto mais exercício, melhor. 

Dedique sempre um espacinho na sua agenda para fazer algum exercício físico, como caminhada, academia, uma aula de dança ou sessão de yoga. Ah, se possível, conte sempre com o acompanhamento de um profissional. 

5 – Proteja-se

E aqui, falamos de proteção contra dois fatores: sol e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

O primeiro é responsável pelo tipo mais frequente de câncer no Brasil, o de pele. E esse câncer aparece justamente por conta da falta de proteção solar. A falta do hábito do filtro solar e a exposição excessiva durante os horários mais críticos, das 10h às 16h, são os principais fatores de risco.

Apesar da baixa letalidade, o câncer de pele precisa ser diagnosticado e tratado adequadamente.

E quando falamos de DSTs, a mais comum é o HPV, que, nas mulheres, pode evoluir para o câncer do colo do útero. A prevenção se faz pelo uso da camisinha e do exame papanicolau.

Se quiser saber mais sobre os exames e consultas de rotina que toda mulher deve fazer. Nós temos um e-book completinho sobre a saúde da mulher, de acordo com a sua faixa etária. Para baixá-lo, clique aqui.

6 – Faça exames periódicos

Outro ponto de extrema atenção. O ideal é fazer um check-up anual para manter a saúde em dia. O ideal é ter um médico de confiança e um bom local para realizar exames de rastreio.

Homens acima dos 45 anos precisam fazer exames de toque retal e sangue para investigar o câncer de próstata. As mulheres a partir dos 40 anos, por sua vez, devem fazer a mamografia anualmente, a fim de rastrear o câncer de mama. Se quiser saber mais sobre o câncer de mama, que atinge tantas mulheres no Brasil, você pode conferir nosso e-book exclusivo sobre o assunto, clicando aqui

O câncer é uma doença que amedronta muitas pessoas e é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Mas é possível se prevenir. Visite o seu médico regularmente e continue seguindo todas as dicas que separamos para você. Cuide-se!

Hospital do Câncer Anchieta

 

O Hospital do Câncer do Hospital Anchieta oferece um cuidado especializado aos pacientes oncológicos. Para conhecer mais sobre o Hospital do Câncer, clique aqui. Você pode agendar uma consulta direto aqui pelo site, pela nossa página de agendamento

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário