4 recomendações que devem ser seguidas após a cirurgia bariátrica

Após a cirurgia bariátrica, alguns cuidados e mudanças de hábitos devem ser adotados para garantir o sucesso da cirurgia. A bariátrica é uma técnica que reduz o estômago e/ou alteram o trânsito intestinal para diminuir o peso através da mudança de hormônios e da capacidade alimentar. Ela precisa ser feita quando as atividades físicas, dieta e medicações  não são suficientes para solucionar um caso de obesidade.

Vale lembrar que o procedimento é totalmente reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, porém só o médico cirurgião é capaz de indicar ou não a cirurgia para um paciente.

A obesidade é uma condição de saúde que está mais presente ao longo desses anos. Segundo o Dr. Drauzio Varella, 65 mil cirurgias desse tipo são realizadas por ano. Além dos fatores genéticos, a necessidade do procedimento também está associada aos maus hábitos de alimentação.

Assim como toda cirurgia, a bariátrica exige uma série de cuidados após sua realização. Então, pronto para saber 4 recomendações que você deve seguir após uma cirurgia bariátrica? Confira!

dieta após cirurgia bariátrica

Dieta após a cirurgia bariátrica

Geralmente, os pacientes se alimentam com uma dieta líquida e fracionada logo no primeiro dia após a cirurgia, para que se adaptem. E, aos poucos, com orientação de um nutricionista, do cirurgião e do clínico, alguns alimentos vão sendo adicionados à dieta.

A fase líquida dura de 7 a 10 dias e, então, a passa para a próxima fase, a pastosa. E entre 25 a 30 dias, o paciente pode voltar a ingerir alimentos sólidos.

Cuidados com a alimentação

Após a cirurgia bariátrica, há uma série de cuidados alimentares que são necessários durante toda a vida. Nos primeiros meses depois da cirurgia, a pessoa costuma estar bastante motivada e seguir as orientações corretamente e, portanto, perder peso com facilidade.

Entretanto, há casos de pessoas que, após alguns anos, descuidam da dieta e retoma hábitos alimentares anteriores à cirurgia, e é aí que mora o problema. Como falamos no nosso e-book sobre a cirurgia bariátrica, o sucesso da cirurgia depende intimamente do comportamento pós-cirúrgico de longo prazo.

A ideia é melhorar os hábitos alimentares, não voltar aos antigos, mesmo que continue emagrecendo. Um ano depois, o peso tende a se estabilizar e fica assim por um tempo, mas o apetite aumenta depois de um certo período.

exercício físico após a cirurgia bariátrica

Exercícios

O exercício físico é muito importante no período após a cirurgia, para alcançar o resultado esperado. Lembramos que a maior parte do peso é perdida após a cirurgia.

Existem vários tipos de atividades físicas que podem ser praticadas. É importante que a prática seja regular para que ocorra a perda do peso e a manutenção da qualidade de vida. Exercícios como caminhadas, pilates, natação, ou até mesmo academias são muito benéficos e recomendados.

No entanto, a maior recomendação é que se faça a prática esportiva sempre com o acompanhamento de um profissional e com a ciência do médico e nutricionista. Com a ajuda de um fisioterapeuta, o paciente pode fazer os exercícios exatos para manter o peso ideal e cuidar da saúde física.

acompanhamento psicológico após bariátrica

Acompanhamento psicológico

Muitas pessoas têm problemas psicológicos e emocionais por conta do sobrepeso, um pode ser consequência do outro. E não é garantia de que eles vão acabar após a cirurgia bariátrica. O acompanhamento de psicólogos e psiquiatras antes e depois da bariátrica é essencial.

Não se pode subestimar o impacto da mudança na alimentação e no estilo de vida dos pacientes. As mudanças no pós-cirúrgicos podem causar instabilidades psicológicas e, em alguns casos, até depressão.

Por isso, é muito importante que haja acompanhamento. Este é um ponto bastante reforçado nas consultas pré-cirurgia, para esclarecer e evitar que casos graves ocorram.

Se você quer saber mais sobre cirurgia bariátrica, nós temos um e-book completo, abordando o antes e depois da cirurgia. Você pode acessá-lo gratuitamente, clicando aqui.

CIRURGIA BARIÁTRICA: do pré ao pós-operatório

A cirurgia bariátrica gera muitas dúvidas e desinformação no público. Para esclarecer as questões que frequentemente chegam para gente, nós preparamos um e-book completo sobre o tema. Você pode baixar o conteúdo gratuitamente, clicando aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário