ORIENTAÇÕES

VISITAS AO PACIENTE

  • Para garantir a segurança de todos dentro do ambiente hospitalar, as visitas a pacientes estão temporariamente suspensas, por causa da situação atual causada pela pandemia COVID-19.

 

ACOMPANHANTES

  • NÃO é permitida a permanência de acompanhantes para os casos confirmados e suspeitos de COVID-19;
  • NÃO é permitida a permanência de acompanhantes com suspeita ou sintomas respiratórios de COVID-19 (tosse, coriza, dificuldade respiratória e febre), assim como acompanhantes do grupo de risco (idosos, cardiopatas, gestantes, diabéticos, transplantados, e imunossuprimidos);
  • É permitida a permanência de 1 acompanhante por paciente somente para as situações previstas em lei (idosos a partir de 60 anos, menores de 18 anos, gestantes em período de peri ou pós-parto, pessoas portadoras de necessidades especiais e recomendação médica);
  • UTI Adulta: É permitido 1 acompanhante 24h, com uma troca por dia;
  • UTI Neonatal/Pediátrica: É permitida a presença dos pais 24h;
  • Internação: É permitido 1 acompanhante 24h, com uma troca por dia;
  • Pronto-Socorro: É permitido 1 acompanhante por paciente adulto em observação e para pacientes menores de 12 anos é permitido até 2 acompanhantes, com uma troca por dia;
  • Recomendamos que não sejam acompanhantes: pessoas em tratamento de doenças agudas, portadores de deficiência física que limitam a locomoção e portadores de doença psiquiátrica;
  • Desaconselha-se visita de menores de 12 anos. Caso ocorra, a liberação será mediante avaliação da Psicologia para posterior liberação, em conjunto com o gestor do setor. Neste caso, a criança deve estar acompanhada por um maior responsável, portando documento de identificação e preencher a AUTORIZAÇÃO DE VISITA DE MENOR DE 12 ANOS, disponível na Ouvidoria.

          CADASTRO:

  • Para acompanhar o paciente, é necessário realizar o cadastro, após a admissão, mediante a apresentação de documento de identidade. É obrigatório que o acompanhante seja maior que 18 anos;
  • O cadastro e/ou troca de acompanhantes é realizada na Recepção de Identificação da Internação, localizada no Térreo do Centro de Excelência (próximo ao Pronto-Socorro);
  • O cadastro e/ou troca de acompanhante ocorre nos seguintes horários: 7h às 9h e 19h às 21h. Após o cadastro, o acompanhante receberá um crachá com identificação de acompanhante.

          RECOMENDAÇÕES:

  • Recomenda-se aos acompanhantes que permaneçam no quarto ou leito do paciente, evitando circular pelas dependências do Hospital;
  • Recomenda-se não utilizar celular durante acompanhamento em UTI;
  • Recomenda-se não sentar, deitar e nem colocar pertences sobre o leito do paciente;
  • Higienize as mãos com água e/ou sabão e com álcool gel antes e após entrar em contato com o paciente. O álcool gel está disponível na porta de todos os apartamentos de internação e leitos de UTI;
  • Ao deixar o local, deverá devolver o crachá ao agente de portaria para realizar a liberação da catraca.

INFORMAÇÕES SOBRE O PACIENTE

  • Os acompanhantes poderão obter informações sobre o quadro clínico dos pacientes nos seguintes setores:

          – Internação: durante as visitas do médico assistente, que ocorrem no período da manhã ou tarde;

          – Centro Cirúrgico: durante 24 horas nos ramais 9403 e 9404;

          – UTI Adulto: o médico intensivista está presente 24h na unidade para orientações ao acompanhante. Para atendimento aos familiares, é necessário agendamento na Secretaria.

PROCEDIMENTOS DE INTERNAÇÃO

  • Toda internação só pode ser efetuada sob responsabilidade de um médico legalmente habilitado;
  • Todo paciente deve assinar o Termo de Responsabilidade no ato da internação. Nele estão definidos os compromissos do Hospital, do paciente e do responsável pelo paciente;
  • Diante de procedimentos invasivos, o paciente será orientado pelo médico e deverá assinar o Termo de Consentimento Informado, autorizando o procedimento. Na impossibilidade este deverá ser feito pelo responsável legal.

          PACIENTE CONVÊNIO

  • O paciente ou seu responsável legal deve fornecer todos os dados de identificação solicitados e apresentar identidade, CPF e carteira do convênio, permanecendo com estes durante o período de internação;
  • Todo paciente deve ter um responsável pelo pagamento da conta hospitalar não coberta pelo convênio;
  • Na impossibilidade de apresentação de documentos que comprovem a vinculação do convênio, o paciente terá que proceder à internação particular e, no ato da apresentação dos referidos documentos, poderá resgatar seu depósito;
  • Procedimentos, exames, próteses e despesas não cobertas pelo convênio serão cobradas do paciente e/ou do responsável no ato da internação ou durante sua permanência no Hospital. Recomendamos verificar, junto às empresas, os procedimentos e as despesas não cobertas pelo plano de saúde.

          PACIENTE PARTICULAR

  • O paciente (ou seu responsável legal) deve fornecer todos os dados de identificação solicitados, endereço completo e apresentar identidade e CPF (obrigatório), permanecendo com estes durante o período de internação;
  • Todo paciente deve ter um responsável pelo pagamento da conta hospitalar, que no ato da internação deve efetuar o depósito.

ALTA HOSPITALAR

  • Após a alta, o paciente terá uma hora para liberar o apartamento. Caso necessite de um tempo maior, é necessário comunicar à Hotelaria, para que este setor encaminhe o paciente até a sala que o Hospital disponibiliza para estes casos;
  • O paciente deve certificar-se, ao deixar o Hospital, de não ter esquecido nenhum pertence no apartamento. O Hospital recomenda checar armários, cama, banheiro etc., além de esvaziar o cofre e deixá-lo aberto;
  • No momento da alta, a equipe de enfermagem irá entregar os exames, receitas e atestados médicos, quando solicitados pelo médico;
  • A equipe da Hotelaria irá entregar o aviso de alta, que deverá ser devolvido ao segurança na saída do Hospital;
  • As equipes assistenciais (enfermagem, nutrição, fisioterapia e médico) passarão as orientações pertinentes para a continuidade do cuidado em domicílio;
  • Caso surjam dúvidas sobre os cuidados a serem realizados no domicílio, o paciente pode entrar em contato com a Enfermeira responsável pela Unidade onde ficou internado.

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

  • Para segurança do paciente, a equipe de enfermagem e os funcionários do Hospital se reportarão às ordens dos médicos responsáveis e/ou de seus assistentes autorizados;
  • É vedada a interferência de acompanhantes, visitantes e outros na assistência ao paciente do Hospital;
  • Quando houver necessidade da utilização de enfermagem particular, é imprescindível consultar a Coordenação de Enfermagem.

SEGURANÇA DO PACIENTE

DIÁRIAS

  • As diárias (compreendem um período de até 24 horas) cobrem as despesas com alimentação, rouparia e acomodação para o paciente e acompanhantes de pacientes menores de 18 anos, maiores de 60 anos, PNE (portador de necessidades especiais), parturiente/puérpera e casos que tenham a cobertura dos convênios, informados pelo SAC no momento da internação;
  • Em caso de apartamento, as diárias compreendem, além do mencionado no item anterior, a acomodação de somente 01 um acompanhante. Consumos considerado como serviços extras serão cobrados a parte.

CONTAS HOSPITALARES

          PACIENTE PARTICULAR  

  • No ato da internação, o paciente ou o responsável firmará compromisso para cobertura das despesas hospitalares;
  • Em caso de transferência para outra unidade, o apartamento deverá ser liberado. Inexistindo a liberação, as diárias serão cobradas conforme as unidades ocupadas ou reservadas pelo paciente;
  • Qualquer informação sobre a posição da conta hospitalar deve ser solicitada ao Setor de Faturamento, no 9º andar do Centro de Excelência, de segunda a sexta, de 9h às 17h;
  • Ao receber alta médica, o paciente será contatado pela Hotelaria e receberá todas as informações necessárias para a saída;
  • Valores de diárias, taxas, serviços profissionais, materiais e medicamentos são disponibilizados na tabela própria do Hospital;
  • O Hospital se reserva o direito de cobrar os danos causados ao patrimônio pelo paciente, acompanhantes ou visitantes.

          PACIENTE DE CONVÊNIO  

  • Verifique os itens referentes aos Procedimentos de Internação e às despesas com os serviços extras.

MEDICAMENTOS E MATERIAIS

  • Para evitar administração dupla de medicamentos, o acompanhante deve entregar à enfermagem os medicamentos de uso contínuo do paciente trazidos do domicílio, que deverão ser administrados pela equipe de enfermagem conforme prescrição médica;
  • O Hospital não fornece medicamentos para acompanhantes e visitantes. Em caso de necessidade de avaliação médica, se dirigir ao Pronto-Socorro;
  • O quarto do paciente está equipado com equipamentos e dispositivos médicos-hospitalares (bombas de infusão, equipos para dispositivos venosos, drenos, sondas, entre outros) destinados à segurança do paciente e NÃO PODEM ser manuseados pelo acompanhante / visitante em hipótese nenhuma;
  • Consentimento Informado Livre e Esclarecido – Diante de procedimentos invasivos, o paciente será orientado pelo médico e deverá assinar Termo de Consentimento Informado Livre e Esclarecido, autorizando o procedimento.

SERVIÇOS EXTRAS

  • As refeições são consideradas extras quando não cobertas pelo convênio. Itens que não compõe o cardápio também serão cobrados como serviços extras;
  • Quando destinados a acompanhantes, são considerados extras os itens: roupas de cama e travesseiro; pijamas, camisolas e toalhas; e kit higiene. Os valores podem ser consultados na Hotelaria, ramais 9381 e 9518;
  • Para acompanhantes de pacientes internados na UTI Adulto, são fornecidas refeições na Sala dos Acompanhantes da unidade.

REFEIÇÕES

  • É proibido trazer comida para o paciente internado, mesmo que este esteja de dieta livre, salvo com liberação escrita do nutricionista;
  • As refeições são servidas nos seguintes períodos: café da manhã – 7h30 às 8h30; colação – 9h30 às 10h; almoço – 12h às 13h; lanche – 15h às 16h20; jantar – 18h às 19h; ceia – 21h às 22h;
  • As bandejas serão retiradas dos quartos aproximadamente uma hora após servidas;
  • As refeições dos acompanhantes não estão incluídas nas diárias. Verificar os serviços extras quando solicitadas por acompanhantes que não estão dentro dos critérios menores de 18 anos e idosos acima de 60;
  • A substituição das refeições poderá ser feita da seguinte forma: no momento da visita do nutricionista ou pelos ramais 9478 ou 9445 (Nutrição) com até duas horas de antecedência;
  • Após assinada a alta do paciente, as refeições não mais serão liberadas, tendo o paciente o prazo de uma hora de permanência no quarto.

DIREITO DE IMAGEM

  • É proibido filmar, fotografar sem autorização (conforme artigo 20 do Código Civil de 2002) sujeito a penalidades administrativas e legais.

FILMAGEM DE PARTO

  • Os serviços de filmagem de parto são de responsabilidade das empresas contratadas pelo paciente, que devem assinar o TERMO DE COMPROMISSO PARA FILMAGEM DE PARTO, se comprometendo com as normas. 

BANCO DE LEITE HUMANO

  • Mães interessadas em doar seu leite ao Banco de Leite do Hospital Anchieta podem entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados. Mais informações: 61 3353-9136/9946.

CAPELA E ESPAÇO ECUMÊNICO

  • A Capela e o Espaço Ecumênico ficam disponíveis 24h por dia, de domingo a domingo, no 3º andar do Centro Médico. O acesso é exclusivo para pessoas autorizadas nas dependências do Hospital, como pacientes, acompanhantes e profissionais da Instituição.

PREVENÇÃO A FRAUDES

  • O Hospital Anchieta NÃO FAZ contato por telefone solicitando depósitos e transferências bancárias para garantia de procedimentos. Quando necessário, o Hospital solicita o comparecimento junto ao Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC ou Departamento Financeiro para as devidas orientações.

VALORES E PERTENCES

  • É recomendável que o paciente traga para o Hospital somente o necessário para a sua estada e, caso porte algum objeto de valor, deve deixá-lo guardado no cofre da acomodação;
  • O Hospital não se responsabiliza por perda de dinheiro, celular, laptop, joias, documentos e outros pertences de valor.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Visando garantir a proteção e o bem-estar dos pacientes, bem como o bom funcionamento do Hospital, é expressamente proibido:

  • Falar alto e fazer barulho excessivo;
  • Entrar ou permanecer com trajes impróprios em áreas comuns do Hospital;
  • Ligar aparelhos elétricos estranhos ao Hospital, exceto os de uso pessoal;
  • Entrar nos Postos de Enfermagem e nas copas sem autorização;
  • Manusear, por conta própria, equipamentos ou dispositivos do Hospital, tais como soros, registros de oxigênio, vácuo etc.;
  • Fumar nas dependências do Hospital;
  • Entrar nos quartos e leitos de outros pacientes;
  • Circular nas dependências do Hospital sem o devido uso da máscara.

OUVIDORIA

  • O Hospital conta com um serviço de Ouvidoria disponível no ramal 9200, de 2ª a 6ª feira, de 7h às 19h. Para atendimento fora do horário comercial ou nos finais de semana, entre em contato com o plantão administrativo (ramal 9465).