Grupo visitou a Instituição e aproveitou para abordar assuntos importantes para a manutenção dos bancos de leite
Na última quinta-feira, dia 29 de agosto, o Hospital Anchieta recebeu a visita do BRICS Brasil, para o I Workshop BRICS em Banco de Leite Humano. Entre os assuntos mencionados, destaque para a Qualificação de Recursos Humanos para os processos de trabalho em Banco de Leite Humano.
Além disso, foi abordada ainda a Estratégia operacional da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), a Utilização das TICs-Tecnologias de Informação e Comunicação na rBLH, Gestão, Qualidade e Mobilização social em favor do aleitamento materno e da doação de leite humano.
A visita ao Hospital Anchieta, único a receber o grupo dentre as instituições particulares, faz parte de uma programação de três dias de reuniões em unidades hospitalares do Distrito Federal com o objetivo de debater e trocar experiências sobre os trabalhos que veem sendo realizados pelos Bancos de Leite da região.
A rBLH-BR coordena o maior conglomerado de Bancos de Leite Humano a nível mundial.
Banco de Leite do Hospital Anchieta
O Banco de Leite do Hospital Anchieta é um dos que mais arrecada doação dentre as instituições hospitalares privadas do Distrito Federal. Em 2018, o Banco arrecadou mais de 673 litros e atendeu uma média de 30 recém-nascidos por mês, ou seja, mais de 380 em todo o ano.
Para incentivar a doação de leite, o Hospital fornece kits gratuitos com gorro, máscara e frasco estéril às doadoras. “Nós entregamos os kits em casa, em qualquer área do DF, e as mães recebem orientação de como proceder para realizar a coleta com a técnica correta. Depois buscamos o material sem custo algum para as mães”, explica a pediatra do Hospital Anchieta e responsável pelo Banco de Leite, Dra. Mariana Palhares.
Cúpula em Brasília
A XI Cúpula será realizada em Brasília, em 13 e 14 de novembro, no Palácio Itamaraty, sob o lema “BRICS: crescimento econômico para um futuro inovador”. Antecedendo o encontro de líderes, a presidência brasileira organizará dezenas de encontros que terão como prioridades (i) o fortalecimento da cooperação em ciência, tecnologia e inovação; (ii) o reforço da cooperação em economia digital; (iii) o adensamento da cooperação no combate aos ilícitos transnacionais, em especial ao crime organizado, à lavagem de dinheiro e ao tráfico de entorpecentes; e (iv) o incentivo à aproximação entre o Novo Banco de Desenvolvimento e o Conselho Empresarial.
Sobre o BRICS
BRICS é o nome do conjunto econômico de países considerados “emergentes”, formado atualmente pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Ao contrário do Mercosul ou da União Europeia, o BRICS não é um bloco econômico oficial porque não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes.