CENTRO CIRÚRGICO

centro-cirurgico-hospital-anchieta

Bloco Cirúrgico

Em caso de cirurgia de emergência, urgência ou eletiva no Hospital Anchieta, os pacientes são encaminhados para o Centro Cirúrgico. O local dispõe de uma estrutura ampla e moderna, equipamentos de alta tecnologia e conta com o atendimento de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, anestesiologistas, auxiliares e técnicos de enfermagem especializados nos mais diversos tipos de cirurgias.

Todas as intervenções realizadas no Anchieta seguem as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, recomendada pela Organização Mundial da Saúde, chamado Protocolo Cirurgia Segura. Com ele, todas as operações realizadas no local se adequam aos procedimentos corretos como local mais conveniente para o paciente.

Nas internações, os pequeninos podem ser acompanhados pela mãe ou pai, que recebe roupa especial no início da indução anestésica. Antes de despertar, a equipe aciona a presença do responsável para que a criança se sinta segura. Além disso, na condução do apartamento ao Centro Cirúrgico, as crianças podem ser ter objetos de apego, como brinquedos, ao seu lado para que a ansiedade possa ser reduzida.

Conheça as áreas que fazem parte do Centro Cirúrgico:

Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico é totalmente equipado para a realização de cirurgias de alta complexidade – como Neurocirurgias, Cirurgias Ortopédicas e Cardiológicas – dispõe de oito leitos para recuperação pós-anestésica. Em funcionamento 24 horas para atendimento a procedimentos eletivos, de urgência e emergência, a Unidade dispõe de equipe especializada e de anestesiologistas dedicados ao Hospital.

Centro Obstétrico

O Centro Obstétrico conta com salas equipadas para atendimento a cesáreas e partos normais. Está integrado à UTI Neonatal, ao Banco de Leite e à Maternidade, para assistir integralmente o binômio mãe-bebê. Se quiser saber mais sobre nossa maternidade, clique aqui.

Anestesiologia

Clientes com indicação cirúrgica contam com o serviço de consulta pré-anestésica, que tem dupla função: preparar o paciente para a intervenção e fornecer subsídios importantes à equipe médica que realizará o procedimento. Durante a avaliação, o cliente pode relatar, com tranquilidade, seu histórico de alergias, bem como suas expectativas e temores em relação à cirurgia à qual será submetido.

A consulta pré-anestésica pode ser agendada pelo paciente ou pelo cirurgião assistente e deve ser realizada com, no mínimo, três dias de antecedência da cirurgia.

Central de Material Especializado

A CME do Hospital Anchieta é a estrutura responsável pelo descarte e destinação corretos de todos os materiais do Centro Cirúrgico. Ela segue rigorosos protocolos para a realização dos processos de limpeza, secagem, montagem, embalagem, esterilização, desinfecção e armazenamento de materiais. 

O cuidado com os materiais é uma preocupação do hospital, para garantir segurança a todos. Para isso, realizamos rotineiramente diversos testes de validação dos ciclos que garantem a segurança do processamento dos produtos da saúde.

O setor dispõe, ainda, de tratamento térmico, acústico e ar condicionado, com fluxos bem definidos de materiais e de pessoal. A equipe recebe treinamento contínuo, para que os processos sejam realizados sempre de acordo com as orientações mais recentes das instituições de saúde.

Agendamento
consultas/exames

Resultado
de exames

Trabalhe
conosco

Bebês
Anchieta