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Hospital Anchieta ::

:: Internação

A – Procedimentos de Internação

01 - Toda internação só pode ser efetuada sob responsabilidade de um médico legalmente habilitado.

Paciente Usuário de Convênio

02 - O paciente, ou seu responsável legal, deve fornecer todos os dados de identificação solicitados e apresentar os seguintes documentos: identidade, CPF e carteira do convênio, permanecendo com estes durante o período de internação.

03 - Todo paciente deve assinar o Termo de Responsabilidade no ato da internação, nele estão definidos os compromissos do Hospital, paciente e responsável pelo paciente.

04 - Todo paciente deve ter um responsável pelo pagamento da conta hospitalar não coberta pelo convênio.

05 - Na impossibilidade de apresentação de documentos que comprovem a vinculação do convênio, o paciente terá que proceder à internação particular e, no ato da apresentação dos referidos documentos, poderá resgatar seu depósito.

06 - Os procedimentos, exames, próteses e despesas não cobertas pelo convênio serão cobradas do paciente, e/ou responsável, no ato da internação ou durante sua permanência no Hospital. Recomendamos verificar, junto às empresas, os procedimentos e as despesas não cobertas pelo plano de saúde.

Paciente Particular

07 - O paciente, ou seu responsável legal, deve fornecer todos os dados de identificação solicitados, endereço completo e apresentar os seguintes documentos: identidade e CPF (obrigatório), permanecendo com estes durante o período de internação.

08 - Todo paciente deve ter um responsável pelo pagamento da conta hospitalar, que no ato da internação deve efetuar o depósito.

B – Assistência de Enfermagem

09 - Para segurança do paciente, a enfermagem e os funcionários do Hospital se reportarão às ordens dos médicos responsáveis e/ou de seus assistentes autorizados.

10 - É vedada a interferência de acompanhantes, visitantes e outros na assistência ao paciente do Hospital.

11 - Quando houver necessidade da utilização de enfermagem particular é imprescindível consultar a Coordenação de Enfermagem.

C – Informações sobre o Paciente

Os acompanhantes poderão obter informações sobre o quadro clínico dos pacientes nos seguintes setores:

12 - Internação: durante as visitas do médico assistente, que ocorre uma vez ao dia no período da manhã ou tarde.

13 - UTI Adulto: diariamente às 18h os médicos intensivistas atendem pessoalmente os familiares. Esse atendimento é agendado com a secretária da UTI.

14 - UTI Infantil: após as visitas, os pais dos pacientes podem entrar em contato com a coordenação médica ou o médico plantonista pelo telefone 61 3353 9440. O serviço de atendimento aos pais funciona 24 horas.

D – Visitas ao Paciente

As visitas, principalmente de familiares, são muito importantes na recuperação do paciente, que necessita de amor, carinho, conforto e tranqüilidade. Contudo, lembramos que todo paciente precisa de repouso durante a internação e que o excesso de visitas e a permanência de visitantes junto ao leito, por período prolongado, podem perturbar o repouso do paciente e os procedimentos médicos e de enfermagem.

15 - As visitas obedecem os seguintes horários, conforme o setor:

:: Internação: diariamente, das 14h às 20h, para 2 visitantes de cada vez.
:: UTI Adulto: diariamente, das 11h às 12h e das 16h às 18h, para 4 visitantes pela manhã e 8 à tarde.
:: UTI Infantil: aberta 24 horas aos pais da crianças internadas e familiares. Um vizitante por dia das 16h às 17h.
:: Pronto–Socorro: permissão de 1 acompanhante por paciente em observação.

Atenção:
:: Desaconselha-se visita de menores de 10 anos. Caso ocorra, a criança deve estar acompanhada por um maior responsável
:: Não utilizar celular durante visita nas UTIs.
:: Não sentar no leito do paciente.
:: Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel (caso as mãos não tenham sujidades visíveis) antes e após entrar em contato com o paciente. O álcool gel está disponível na porta de todos os leitos da UTI.

16 - É permitido apenas um acompanhante para pernoite em apartamento. Na enfermaria, por tratar-se de acomodação semi-privativa, e para conforto dos demais pacientes, não é permitida a permanência de acompanhante, salvo na Enfermaria Pediátrica.

17 - Os pacientes internados na UTI Adulto podem contar com um acompanhante 24 horas.

E – Diárias

18 - As diárias cobrem as despesas com alimentação, rouparia e acomodação do paciente.

19 - Em caso de apartamento, as diárias compreendem, além do mencionado no item anterior, a acomodação do acompanhante, sendo que os demais gastos serão cobrados à parte.

20 - Os pacientes que permanecerem internados por tempo inferior a 24 horas pagarão diária completa, bem como as demais despesas decorrentes do atendimento.

F – Refeições

21 - As refeições serão servidas nos seguintes períodos: café da manhã – 7h30 às 8h30, colação – 9h30 às 10h30, almoço – 11h30 às 12h30, lanche – 15h30 às 16h30, jantar – 17h30 às 18h30, ceia – 20h30 às 21h30.

22 - As bandejas serão retiradas dos quartos em torno de uma hora após servidas.

23 - As refeições dos acompanhantes não estão incluídas nas diárias (verificar valor dos serviços extras).

24 - A substituição das refeições poderá ser feita da seguinte forma: no momento da visita do nutricionista ou pelos ramais 9478 ou 9445 (Nutrição) com até duas hora de antecedência.

25 - Após assinada a alta do paciente, as refeições não mais serão liberadas, tendo o paciente o prazo de uma hora de permanência no quarto ou na enfermaria.

26 - É proibido trazer comida para o paciente internado, mesmo que este esteja de dieta livre, salvo com liberação escrita do Nutricionista.

G – Medicamentos e Materiais

27 - A administração de medicamentos segue o horário padrão da enfermagem, a partir da prescrição médica.

28 - O acompanhante deve entregar à enfermagem, por escrito, os fármacos de uso contínuo do paciente no domicílio, que deverão ser administrados pela equipe de enfermagem.

29 - O Hospital não fornece medicamentos para acompanhantes e visitantes.

Consentimento informado
Diante de procedimentos invasivos, o paciente será orientado pelo médico e deverá assinar Termo de Consentimento Informado, autorizando o procedimento.

H – Serviços Extras

30 - As refeições são consideradas extras quando: refeições de acompanhantes não cobertas pelo convênio.

31 - Roupas de cama são consideradas extras quando forem destinadas ao acompanhante. Os valores poderão ser consultados na Hotelaria pelos ramais 9381 e 9518. O Hospital não fornece pijamas, camisolas e toalhas para acompanhantes. Roupas de cama fornecidas para acompanhantes serão trocadas 01 vez por semana.

I – Contas Particulares

Paciente Particular

32 - No ato da internação, o paciente ou o responsável firmará contrato para cobertura das despesas hospitalares.

33 - Em caso de transferência para outra unidade, o apartamento deverá ser liberado. Inexistindo a liberação, as diárias serão cobradas conforme as unidades ocupadas ou reservadas pelo paciente.

34 - Qualquer informação sobre a posição da conta hospitalar deve ser solicitada ao Setor Faturamento (9º andar) a cada 3 dias será gerada conta parcial para acompanhamento da despesa hospitalar e acerto no Setor Financeiro.

35 - Quando da alta médica, o paciente será contactado pela Hotelaria  e receberá todas as informações necessárias para a saída.

36 - Os valores das diárias, taxas, serviços profissionais, materiais e medicamentos são disponibilizados na tabela própria do Hospital.

37 - O Hospital se reserva o direito de cobrar os danos causados ao patrimônio pelo paciente, acompanhantes ou visitantes.

Paciente Usuário de Convênio

38 - Veja itens referentes aos Procedimentos de Internação e às despesas com os serviços extras.

J – Uso de Telefone

39 - Para que as chamadas de urgência sejam facilitadas e o sistema permaneça descongestionado, orientamos que o telefone só seja usado quando absolutamente necessário e no menor tempo possível, atente também para que não fique fora do gancho. As ligações telefônicas serão cobradas a parte, por um sistema de tarifação automática, quando excederem três  ligações por   dia, com tempo máximo de 3 minutos cada.

40 - Os ramais dos apartamentos só estão habilitados para contato com os ramais internos do Hospital e para ligações locais. Se desejar efetuar chamadas externas para celulares ou interurbanos, utilize os aparelhos públicos localizados no hall dos andares.

L – Considerações Gerais

41 - Visando garantir a proteção e o bem-estar dos pacientes, bem como o bom funcionamento do Hospital, é expressamente proibido:
:: Falar alto e fazer barulho excessivo.
:: Entrar ou permanecer com trajes impróprios em áreas comuns do Hospital.
:: Ligar aparelhos elétricos estranhos ao Hospital, exceto os de uso pessoal.
:: Entrar nos Postos de Enfermagem e nas copas, sem a devida autorização.
:: Manusear, por conta própria, equipamentos ou dispositivos do Hospital, tais como soros, registros de oxigênio, vácuo etc.
:: Fumar nas dependências do Hospital.

M – Ouvidoria

42 - O Hospital conta com  serviço de Ouvidoria que está preparado para receber suas sugestões e/ou observações ou ainda atender alguma solicitação especial. Para acionar este serviço, basta ligar para o ramal 9200, de 2ª a 6ª feira, em horário comercial para atendimento fora do horário comercial ou nos finais de semana, entre em contato com o plantão administrativo (ramal 9465).

N – Alta Hospitalar

43 - Após a alta, o paciente terá uma hora para liberar o apartamento. Caso necessite de um tempo maior, solicitamos comunicar a Hotelaria, para que esta encaminhe o paciente até a sala que o Hospital disponibiliza para estes casos.

44 - O paciente deve certificar-se, ao deixar o Hospital, de não ter esquecido nenhum pertence no apartamento (olhar armários, cama, banheiro, etc), esvaziar o cofre e deixá-lo aberto.

45 - No momento da alta, a equipe de enfermagem irá entregar os exames, receitas e atestados médicos, quando solicitados pelo médico.

46 - A equipe da Hotelaria irá entregar o aviso de alta, que deverá ser devolvido ao segurança na saída do Hospital.

47 - As equipes assistenciais (enfermagem, nutrição, fisioterapia, médico) passarão todas as orientações pertinentes para a continuidade do cuidado em domicílio.

48 - Caso surjam dúvidas no cuidado realizado no domicílio, o paciente pode entrar em c ontato com a Enfermeira responsável pela Unidade que ficou internado.

O – Valores e Pertences

49 - É recomendável que o paciente traga para o Hospital somente o necessário para a sua estada, caso porte algum objeto de valor deve deixá-los guardados no cofre da acomodação.

50 - O Hospital não se responsabiliza por perda de dinheiro, celular, laptop, jóias, documentos e outros pertences de valor.

Atenção: são disponibilizados cofres individuais nas acomodações para guarda de pertences trazidos para o Hospital. O Anchieta não se responsabilizará pelo extravio de objetos e/ou valores de pacientes e acompanhantes.

CENTRAL DE ATENDIMENTO
O Hotelaria do Hospital funciona como central para encaminhamento de suas solicitações. Caso haja necessidade, ligar nos ramais 9381 e 9518.

Atualizado em 18/8/2012 por PH