Em consonância com a Gestão pela Qualidade, a Farmácia Hospitalar do Anchieta conta com uma estrutura formada pelas áreas:

  • Recebimento/inspeção dos produtos farmacêuticos;
  • Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF);
  • Dispensário Central (para atendimento à prescrição médica eletrônica, por meio da dispensação individualizada ao paciente);
  • Dispensários estratégicos setoriais.

A gestão é realizada por um corpo de farmacêuticos especializados em farmácia hospitalar e clínica. Os fornecedores são qualificados e homologados de acordo com critérios administrativos legais, técnicos e de qualidade. Além disso, são monitorados e avaliados a cada entrega de produtos, garantindo a qualidade e a procedência.

Os procedimentos visam à segurança do paciente e da equipe assistencial, mantendo rigoroso controle de qualidade de medicamentos e materiais armazenados, com monitorização diária de temperatura, umidade, prazo de validade, movimentação do estoque e demanda – este último garantido pela aplicação da ferramenta denominada Curva ABC para controle de estoques.

Com fracionamento em dose unitária, identificação por código de barras e procedimentos de rastreamento da prescrição eletrônica dos pacientes internados, a Farmácia garante a rastreabilidade dos medicamentos. O setor conta ainda com atuação das Comissões multidisciplinares para Padronização de Medicamentos e Materiais, Controle de Antibióticos, Medicamentos de Alta Vigilância, Farmacovigilância e Tecnovigilância, integrando a Rede Sentinela da ANVISA.

As Comissões também são responsáveis pelos Manuais de Diluição de Medicamentos Injetáveis e Farmacoterapêuticos e pelo acompanhamento farmacoterapêutico com o paciente e a equipe assistencial, por meio dos procedimentos da Farmácia Clínica, com foco no uso seguro e racional de medicamentos.