O Centro Obstétrico conta com duas salas totalmente equipadas para atendimento a cesáreas e partos normais e está integrado à UTI Neonatal, ao Banco de Leite e à Maternidade (alojamento conjunto) para assistir integralmente o binômio mãe-bebê.

Em funcionamento 24 horas para atendimento a procedimentos eletivos, de urgência e emergência, a Unidade dispõe de equipe multiprofissional especializada em gestação de alto risco e de anestesiologistas dedicados ao Hospital. Por questões de segurança, sua estrutura adota o conceito de fluxo unidirecional, no qual materiais estéreis não cruzam com materiais usados – reduzindo com isso os riscos de contaminação.

Para partos eletivos, é oferecida a pré-admissão, realizada pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), com o objetivo de agilizar o processo administrativo de internação e oferecer maior conforto à mãe. É oferecida também consulta pré-anestésica, na qual o anestesiologista realiza a anamnese e esclarece as dúvidas da paciente. No pós-cirúrgico, é adotado Protocolo de Controle de Dor e Vômito.

 

Acesso

Por questões de segurança, é restrita a presença de acompanhantes. A entrada é permitida nos casos de pacientes idosos, psiquiátricos, portadores de necessidades especiais, pediátricos e obstétricos.

 

Humanização

  • Crianças são acompanhadas pela mãe, que recebe roupa especial no início da indução anestésica. Antes de despertar, a equipe aciona a presença da mãe para que a criança se sinta segura.
  • Na condução do apartamento ao Centro Cirúrgico, as crianças podem ser conduzidas em carrinhos especiais, com brinquedos. A medida reduz a ansiedade dos pequenos pacientes.
  • A Sala de Recuperação Pós-Anestésica é dotada de telefone sem fio para facilitar a comunicação paciente-família.

 

Cirurgia Segura

O Centro Cirúrgico trabalha voluntariamente com o Protocolo de Cirurgia Segura preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para saber mais sobre o assunto acesse www.cirurgiasegura.com.br.