A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica conta com 18 leitos, sendo 12 de Terapia Intensiva Neonatal e 6 de Terapia Intensiva Pediátrica.

A equipe conta com médicos especializados em terapia intensiva neonatal e pediátrica, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, bioquímicos, farmacêuticos e profissionais do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

Contato

61 3353 9951 | 3353 9440

.

Confira as respostas para as dúvidas mais frequentes.

Clique no símbolo + para visualizar as respostas.
.

O que é uma UTI Neonatal e Pediátrica?

É uma UTI destinada à assistência a pacientes recém-nascidos e pediátricos, com separação física entre os ambientes de UTI Pediátrica e UTI Neonatal, com vigilância 24 horas.

A UTI Neonatal é destinada à assistência a pacientes com idade entre zero e 28 dias.

A UTI Pediátrica é destinada à assistência a pacientes com idade de 29 dias a 14 ou 18 anos, sendo este limite definido de acordo com as rotinas da instituição.

Quando a criança fica internada na Unidade?

É importante deixar claro que algumas crianças internadas na UTI não estão doentes – elas nasceram antes do tempo e foram encaminhadas para que, em um ambiente constantemente monitorado, possam atingir idade, peso e capacidade de realizar atividades que são fundamentais, como, por exemplo, alimentar-se no seio materno ou respirar sem ajuda de oxigênio, podendo, assim, ir para casa sem riscos.

Outras crianças estão na Unidade para combater doenças que, caso não sejam tratadas adequadamente, podem colocar a vida em risco.

Qual é o tempo de permanência na UTI?

Não há tempo pré-estabelecido. O pequeno paciente só deixa a Unidade quando não mais necessita de assistência contínua e vigilância rigorosa.

Quais são os horários de visita?

A Unidade é aberta 24 horas para os pais. O Hospital acredita na força de pais presentes, uma vez que eles exercem papel importante na recuperação da criança internada.

Outros familiares podem realizar visitas (uma pessoa por paciente) com o consentimento prévio dos pais ou do responsável legal diariamente, das 15h às 16h.

Os visitantes devem evitar permanecer em outros leitos, pois as crianças podem se sentir constrangidas com a presença de desconhecidos.

Em caso de realização de procedimentos com os quais os pais ou visitantes não estejam acostumados, a equipe da UTI pedirá que aguardem. Por vezes, os procedimentos podem demorar.

O que devo fazer ao entrar na UTI?

  • O visitante/acompanhante DEVE retirar todos os adornos (pulseiras, anéis, alianças e relógios) para fazer a higienização das mãos com clorexidina, sabão e álcool gel ao entrar, permanecer e sair da Unidade. As pias estão localizadas próximas aos postos de enfermagem.
  • O acompanhante DEVE fazer toda e qualquer refeição na sala de conforto dos pais ou nas lanchonetes disponíveis no Centro Médico. É PROIBIDO se alimentar ou levar qualquer tipo de alimento para o leito do paciente.
  • O Hospital fornece três refeições diárias para apenas um acompanhante do paciente, podendo ser o pai, a mãe ou o responsável.
  • O uso de aparelho celular É RESTRITO à sala de conforto dos pais. O Hospital solicita que os aparelhos sejam mantidos em MODO SILENCIOSO. NÃO É PERMITIDO o uso no leito do paciente.
  • Para realização de alguns procedimentos e passagens de plantão, o acompanhante deverá se retirar do leito e aguardar na sala de conforto dos pais, conforme solicitação da equipe de enfermagem. Quando finalizado, a equipe de enfermagem informará.
  • A área de circulação dos familiares e acompanhantes se limita EXCLUSIVAMENTE ao leito do paciente. NÃO É PERMITIDA a visitação a outros pacientes, nem a permanência nas áreas externas ao leito.
  • A reunião com os pais ocorre uma vez por semana, toda sexta-feira, às 16h, na sala de conforto dos pais. É composta por uma equipe multiprofissional (Coordenador Médico, Psicólogo, Enfermeiro e Fonoaudiólogo). O intuito é orientar e acolher os familiares e acompanhantes. Solicita-se a presença de pelo menos um responsável por cada paciente. Após a reunião, a visita diária acontece normalmente.
  • As informações pelos telefones 61 3353 9440 e 3353 9951 somente serão concedidas pelos médicos aos pais dos pacientes.

 

Importante

O pai, a mãe ou o responsável orientado deve ser MULTIPLICADOR dessas informações para os demais acompanhantes do paciente.

Sua presença é importante, porém é necessário prezar por um ambiente harmonioso, com diminuição da luminosidade e do barulho para que as crianças possam descansar, principalmente à noite.

Como posso obter informações sobre um paciente?

Como o acesso do papai e da mamãe à Unidade é irrestrito, a equipe médica está disponível para oferecer informações sobre o estado da criança a qualquer momento e sempre que necessário.

Contudo, cabe destacar que as informações só são disponibilizadas aos pais ou ao responsável legal pela criança.

Semanalmente, no período da tarde, são realizadas reuniões da equipe da UTI com os familiares das crianças (pais, tios e avós), com o intuito de esclarecer dúvidas e proporcionar troca de experiências entre as famílias.

Como é realizado o acompanhamento da evolução da criança internada?

Equipe multidisciplinar

A equipe multidisciplinar que assiste os pacientes compreende médico plantonista e assistente, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e médicos especialistas em todas as áreas de apoio.

Equipamentos

A Unidade dispõe de aparelhos que auxiliam a equipe multidisciplinar nos cuidados. Por isso, é possível que, ao visitar uma criança internada na UTI, o acompanhante a encontre conectada a vários equipamentos como, por exemplo, monitores que ajudam a saber como está o coração e a respiração sem necessidade de abordar o paciente constantemente.

Os equipamentos sinalizam também, de maneira precoce, quando a criança precisa da ajuda de alguém da equipe.

Estrutura de apoio hospitalar

Além da equipe multidisciplinar, a UTI conta com outras equipes de apoio que também facilitam o diagnóstico precoce e o tratamento do pequeno paciente (cirurgiões pediátricos e cardíacos, cardiologistas, gastroenterologistas, infectologista, nutricionistas, serviços de radiologia e laboratório, entre outros).

Banco de Leite

O Banco de Leite Humano do Hospital Anchieta facilita a alimentação dos bebês com segurança e oferece a eles o melhor alimento do mundo: o leite materno.